10 de abril de 2010

O sorriso de Louis Armstrong

Eu gostaria de poder conversar com as pessoas do mesmo jeito que Louis Armstrong faz em "What a Wonderful World". Além de acreditar e nos lembrar de todas as belezas do mundo, ele faz isso com um sorriso lindo no rosto. Imagina como isso deve soar bonito por dentro? Sorrir  de graça e com graça pelas belezas do mundo, até mesmo as mais efêmeras.


Não vou falar sobre a vida de Armstrong, mas posso dizer que ele foi uma pessoa que aprendeu a se alegrar e ter prazer com as pequenas coisas do dia a dia. Eu imagino que ele sorri desse jeito, porque entende de alguns sentimentos que talvez eu ainda não compreenda. Há um número incrível de pessoas que passam por situações difíceis e aprendem a sorrir por inteiro como Louis faz. Há um número incrível de gente que precisa aprender a importância das coisas simples com a ausência de alguma delas.

Eu quero ser uma dessas pessoas que não ficam cegas com as circunstâncias da vida. Que acreditam que o azul pode voltar no dia seguinte, mesmo que o céu esteja todo cinza. Que não se esquecem do prazer das coisas boas que ainda restam e nunca deixam de existir. Esse acreditar é o que mantêm muita gente andando e se levantando todas as manhãs, creio eu.

Eu quero sorrir de graça e ver a graça dos detalhes do mundo. Quero ser capaz de dizer o quanto ele é maravilhoso principalmente nos dias em que ele não é. Quero ver todas essas coisas bonitas mesmo vivendo uma vida com fases feias como você e Louis Armstrong já tiveram. 

É tudo jeito de olhar e entendimento. Louis aprendeu a seguir em frente sorrindo, mesmo com tudo que já havia acontecido por dentro. Acho que todos nós poderíamos tentar fazer o mesmo. 


"Alguns de vocês jovens têm dito 'Ei tio, o que você quer dizer com mundo maravilhoso? E as guerras em todos os cantos? Você as chama de maravilhosas? E a fome e a poluição?'. Que tal ouvir o que o velho aqui tem a dizer... pra mim o mundo não é ruim, mas sim o que estamos fazendo com ele. E tudo o que estou dizendo é: vejam como o mundo seria maravilhoso se nós tentássemos uma mudança. Amem queridos, amem... esse é o segredo, yeah. Se muitos de nós amássemos, teríamos resolvidos muitos mais problemas e esse mundo seria demais. E é por isso que o vovô aqui continua dizendo I see trees of green, red roses too..."

Um comentário:

Felipe Braga disse...

Coisa linda, Letícia! Às vezes necessitamos ver as coisas através do véu que nos cega. Mas é lindo o teu clamor.
Sorria, Letícia. Olhar e sorriso iluminam a alma.

Beijos.