21 de janeiro de 2013

Carta 23

Story Of A Man by Tiago Iorc on Grooveshark
"Eu fico olhando essa nossa foto na rede de balanço e tento pensar no que estávamos conversando. Olhando assim com jeitinho para aquela minha cara de menina, eu poderia apostar que não estávamos falando sobre nada e tudo o que eu queria era ficar no seu colo quietinha te vendo rir e debochar de qualquer coisa em volta.

Não lembro do que escrevi da última vez. Na verdade eu lembro, eu só não quero ter que ir lá reler. Isso porque as coisas mudaram muito nos últimos tempos e não consigo imaginar como você se sente quanto a isso. A gente nunca consegue imaginar direito como uma pessoa se sente quanto a alguma coisa, o que é ruim, já que ficamos só com ideias e suposições. Seria muito mais tranquilo pra cabeça, e também para o coração, se pudéssemos sempre saber sinceramente como uma pessoa se sente quanto a alguma coisa. Que coisa? Qualquer uma.

Cresci, e acho que nos últimos dois anos eu cresci mais do que a vida inteira. Na verdade, eu me tornei adulta e estou passando por aquela fase que todo mundo passa quando descobre que as coisas nunca mais serão as mesmas. Passei um ano inteirinho querendo apenas ver o que a vida tinha para me dar e acabei descobrindo que não é assim que se vive. Você encontra o seu lugar no mundo quando decide realmente jogar as cartas de corpo inteiro dentro dele.

Claro que algumas das nossas decisões causam sofrimento, mas isso não significa que as erradas vieram para nos fazem sofrer.. sentir dor faz parte do caminho, e decidir o que fazer para mudar as coisas também. Não acredito que apenas rezar, ter pensamentos positivos ou seguir o percurso a espera de algo que te salve vá ajudar alguma coisa. Eu aprendi na marra que não tenho a chance de pegar a caneta e escrever a minha própria história, mas posso muito bem decidir o que fazer quanto à todas as mudanças inesperadas de parágrafos. A gente arrisca e aprende a lidar com o que vier. Consequências são sempre consequências, e você tem que recebê-las de frente sem fugir para lado algum. Não é tão fácil, mas também não é tão difícil. Você perde o fôlego, mas sempre volta a respirar quando decide continuar seguindo custe o que custar.

"Ninguém vai te bater mais forte do que a vida.
Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando,
o quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha."

A questão é que eu só escrevi para dizer que eu entendi o propósito de que ninguém nasceu apenas para "estar no mundo", e que ninguém deve passar pela vida sem descobrir isso. Agora que o ano voltou a ser um começo, eu preciso dizer que não quero mais perder fôlego algum. Chega uma hora em que a gente já sabe como se volta a respirar. 

Aproveita a viagem desse final de semana e vem comigo descansar de tudo e olhar o mar. Eu já aprendi até a mergulhar para ajudar o meu coração a descansar. Não sei se o dia estará nublado ou o mar bravo, mas quero deixar claro o meu desejo de estar lá rindo e debochando de qualquer coisa em volta. 

A vida já sabe que eu sempre vou atrás das coisas que posso ir, e que também já aprendi a deixar as que infelizmente devo deixar. Todo mundo nasceu para continuar seguindo com as cartas que recebe do mundo, e de realista para realista: é assim que você disse que as coisas voltariam a funcionar.


Feliz Ano Novo, e até a próxima."

Letícia Cardoso

3 comentários:

Camila disse...

Escreve muito bem. gostei (:

Rafael disse...

Letícia, você é uma pessoa ímpar.

Letícia Cardoso disse...

Obrigada!